Você sofre com furúnculos recorrentes? Pode ser hidradenite supurativa!

O que podem ser furúnculos recorrentes?

Você sofre com furúnculos recorrentes? Tem vergonha de usar roupas claras e abertas, pois frequentemente eles surgem, inflamam e liberam pus, manchando qualquer tecido? É possível que isso seja sintoma de uma outra patologia cutânea mais complexa, a hidradenite supurativa. 
 
Neste post, vamos abordar as dúvidas mais frequentes sobre furúnculos e hidradenite supurativa, com o objetivo de esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo a entender melhor sua condição.

Afinal, o que são furúnculos?

Furúnculos são infecções bacterianas da pele que se iniciam nos folículos pilosos, manifestando-se como nódulos vermelhos, dolorosos e cheios de pus. Eles podem ocorrer em qualquer parte do corpo e são tratados com antibióticos, com cura. 

E por que a hidradenite supurativa é diferente dos furúnculos?

A hidradenite supurativa (HS), embora também tenha sua origem nos folículos pilosos, é uma doença inflamatória crônica da pele, caracterizada pelo aparecimento recorrente de nódulos, abscessos, fístulas e cicatrizes. Diferente dos furúnculos isolados, a HS é uma condição de longo prazo que afeta principalmente as áreas das axilas, virilhas e região anal. A causa exata da HS ainda é desconhecida, mas acredita-se que envolva obstrução dos folículos pilosos e inflamação subsequente. 

Quais são os principais sintomas da hidradenite supurativa?

Os sintomas iniciais da Hidradenite Supurativa se confundem com os dos furúnculos simples, com a diferença de que sempre recidivam, independentemente do tratamento com anbitióticos. Essas lesões podem ocorrer em qualquer área do corpo, mas são mais comuns nas axilas, virilha, região da vulva, glúteos e mamas. Com o tempo, pode haver a formação de abscessos (coleções de tecido purulento), cicatrizes e o surgimento de fístulas de cicatriz pela pele.
 
Como o quadro é crônico, há dor e desconforto, afetando a qualidade de vida de quem sofre com a doença. 

Fístulas e nódulos de hidradenite supurativa - Dra Maria Emilia Dermatologista em Juiz de Fora
Nódulos e fístulas de hidradenite supurativa

Como saber se posso ter hidradenite supurativa?

O diagnóstico da hidradenite supurativa normalmente é principalmente clínico, após a avaliação por um dermatologista habituado com a doença. Em Juiz de Fora, a Dra Maria Emília tem expertise no manejo da hidradenite supurativa e também das outras doenças dermatológicas imunomediadas, como por exemplo a psoríase e a dermatite atópica. 

Existem tratamentos eficazes para a hidradenite supurativa?

Existem várias opções de tratamento para a HS, que variam de acordo com a gravidade da condição. Estes podem incluir:

Antibióticos orais ou tópicos, terapias biológicas direcionadas para casos mais graves e procedimentos cirúrgicos para remover os nódulos ou abscessos.

Conclusões

Se você está sofrendo com furúnculos recorrentes, é importante procurar a orientação de um dermatologista. O diagnóstico tardio da hidradenite supurativa leva ao comprometimento da qualidade de vida e pode levar a sequelas permanentes, que são podem ser evitadas desde que seja feito o tratamento correto em tempo hábil.

Rolar para cima