O que são os cistos sebáceos?

Os cistos sebáceos são perigosos?
Depende. Essas lesões são benignas e não se transformam em câncer de pele. No entanto, eventualmente, pode haver inflamação ou infecção dos cistos sebáceos, com necessidade de drenagem, uso de antibióticos e cirurgia. Quando localizados na face, há também o risco de cicatrizes inestéticas e até mesmo uma infecção mais profunda com foco inicial em um cisto.
O que acontece quando o cisto sebáceo estoura?
Quando um cisto sebáceo “estoura”, o conteúdo seboso do seu interior extravasa para fora da pele, com melhora inicial da lesão e eventualmente da dor e inflamação, uma vez que a pressão e inflamação causada pelo sebo é aliviada. Mas é importante lembrar que nesses casos a cápsula que é responsável pela produção do sebo não é eliminada e o cisto acaba voltando meses ou anos após.
Posso espremer ou furar o cisto sebáceo?
Não é recomendado espremer os cistos sebáceos. Primeiro porque a lesão sempre voltará, uma vez que espremendo apenas o conteúdo seboso irá sair, e não a cápsula que produz a lesão. Segundo porque pode haver uma infecção por bactérias da pele e das mãos, com piora da lesão e necessidade de intervenção médica. Isso inclusive é muito comum no consultório.
Como retirar o cisto sebáceo naturalmente?
Atualmente não existe pomada ou forma caseira de se remover um cisto sebáceo. A cirurgia é considerada o tratamento mais efetivo, embora nem sempre seja necessária. É altamente recomendável procurar um médico para avaliação do seu caso específico.
Como é a cirurgia de retirada dos cistos sebáceos?
A cirurgia dos cistos sebáceos geralmente é feita com anestesia local e pode ser realizada no consultório ou centro cirúrgico, a depender do tamanho da lesão e da condição clínica do paciente. O procedimento envolve a identificação e remoção de toda a cápsula responsável pela produção do sebo. Posteriormente, são dados pontos internos para fechar o espaço anteriormente ocupado pelo cisto e, por fim, a pele também é suturada com pontos delicados de forma a se obter o melhor resultado estético possível.

É necessário fazer biópsia do cisto sebáceo?
Sim. Mesmo que se saiba que a lesão é benigna, todo fragmento retirado deve sempre ser enviado para análise histopatológica (biópsia). Isso é considerado boa prática médica e oferece segurança ao paciente.
